Nasceu em 1973, no Café do Salvador - Lavadinho & Barbosa atual Girassol que ainda hoje existe. Todas as noites, um grupo de moradores competia num «Jogo dos Bonecos», despertando a curiosidade de um outro grupo, também frequentador do mesmo café. A certa altura lembraram-se de fazer umjogo de futebol de onze entre Solteiros e Casados. A ideia pegou bem e, durante dois anos, sucederam-se os encontros amigáveis, sempre seguidos de grandes almoços. Assim estava criado o ambiente para a fundação do Falagueira Atlético Clube. Começou por ser, apenas, um grupo de 29 pessoas que adotou o Café Girassolcomo sede.
Decisões, como o nome definitivo e o estandarte do Clube vieram mais tarde, sendo tomadas numa garagem de um vizinho, à falta de melhor. Emblema e cores foram pensados a partir dos do Atlético Clube de Portugal, clube com o qual se identificavam.
A primeira sede própria não passava de uma barraca de madeira atrás de uma antiga fábrica de tintas. Entre os sócios já existentes foi criada uma equipa de futebol de 11 onde cada um custeava as suas despesas. Entre 1973 e 1975 tudo foi considerado uma brincadeira. Em 15 de Dezembro 1976 tomaram-se medidas para que o clube fosse uma realidade.
A oficialização, com a entrada para a Associação de Futebol de Lisboa - AFL só chegaria, no entanto, em 06 de Fevereiro de 1987. Ficava, então, criada, a equipa de Futebol de 5, no escalão de Iniciados, que, nesse mesmo ano (Época 87/88), sagrou-se campeão daAssociação de Futebol de Lisboa no seu escalão.
Durante dois anos consecutivos foi, também campeão em 1988 e 1989 no escalão de Juvenis futebol 5. Chegando a ter os cinco escalões da modalidade.
Na época 2001/2002 os mesmos jogadores transitaram para o escalão de Juniores. No final a subida estava certa mas para ficar no primeiro lugar faltava defrontar o Colégio Maristas de Lisboa devido ao empate técnico registado no fim do campeonato. O Palco do jogo foi sorteado e saiu o Pavilhão do União e Progresso da Venda Nova na Amadora.As duas claques bem animas encheram por completo o pavilhão. Vencemos a final, ficamos com o 1º lugar e a festa apenas terminou no dia seguinte. A entrega dos troféus foi antecedida de um jogo particular. A Sr.ª. Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Amadora entregou a Taça e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira em conjunto com o Sr. Presidente do Falagueira Atlético Clube entregaram as faixas deCampeão Distrital de Juniores 2ª Divisão - 2001/2002.
A Freguesia da Falagueira ficou mais pobre com o encerramento forçado da Associação de Moradores Portugal Novo. Este clube apostava muito nas camadas mais jovens e era uma ponte importante para o Falagueira Atlético Clube. Na altura, não era necessário fazer formação para as duas equipas que estavam a participar nos campeonatos da AFL (Juniores e Juvenis). Esta ponte deixou várias crianças da Freguesia sem clube. A FAC, não estava preparada com meios humanos para abraçar um projecto que por sua vez já tinha vindo a ser proposto por antigos jogadores do clube e moradores da Freguesia. EscalãoEscolasnasce em 2005. Contava apenas com o apoio de pais, jogadores e treinadores do Falagueira A C. Em 2006 as Escolas da FAC, eram compostas por duas equipas. Com o apoio dos pais e a forte dedicação dos novos treinadores ``obrigou’’ a direcção do Clube a ceder.
Nasce o Escalão deInfantisem 2006. O escalão Escolas manteve-se apenas como formação, criando a ponte de apoio para o escalão de Infantis. Por razões financeiras, apoios e falta de formação dos jogadores,a equipa deJuniores 2009/2010que desceu para a 2ª divisão. Por estes fortes motivos, não foi inscrita nas provas da AFL na época 2010/2011. Foi cometido mais um crime ao acabar um escalão que tinha história no Clube e grande respeito dos adversários. Mas, a crise financeira mundial que pairava no ar assim o determinou. O erro seria manter uma equipa que todos os anos tinha que formar jogadores, no final das épocas desportivas os melhores jogadores saiam para outros clubes com propostas de melhores condições e no final os resultados eram sempre desmotivantes. Fecha-se uma estrada, abre-se uma nova financeiramente mais viável.
Em 2010/2011, devido ao empenho dos Jogadores e a vontade de permanecerem no Falagueira A C , mantendo a base no projeto de 1987/1988, os nossos Escolas e Infantis de 2005 e 2006, renascem e dão origem aosIniciados – época 2010/2011, escalão que volta, após dez anos de inactividade. A nossa ponte ficou agora com mais duas saídas. Nasce o projecto Escolas, Infantis e Iniciados. Finda a época 2011/2012 o Falagueira vai ficando mais forte, a família vai aumentando e agora pais e filhos juntos1993/94 & 2011/2012e1997/98 & 2011/12.
A época desportiva 2015/2016 do Falagueira Atlético Clube vai ter o seu inicio no dia 11 de Outubro com a apresentação dos quatro escalões Futsal no Pavilhão da Esc. Sec Mães d`Água às 15 horas.Treinadores, delegados, colaboradores e familiares dos jogadores, são e têm vindo a ser os pilares desde clube desde a época 1987/88.Sabemos que em 1987 os custos de manter em atividade os escalões de Escolas, Infantis, Iniciados e Juvenis na modalidade de Futsal eram totalmente diferentes dos atuais. Não somos uma empresa, somos apenas um pequeno clube da freguesia da Falagueira que pretende gerar os seus próprios recursos para a sua sobrevivência. Temos as nossas atividades e respetivos orçamentos que têm que ser cumpridos. Vinte e oito anos de história a representar a freguesia e o concelho da Amadora, é uma grande responsabilidade para a atual direção. Assim, apesar das dificuldades financeiras, vamos todos trabalhar em conjunto e mais uma vez realizar um bom trabalho em 2015.Mantendo a sua base de sustentabilidade, a atual direção do clube tem como objetivo reativar o escalão de “Juniores A” na época 2016/17 e corrigir o erro que foi feito em 2010.Para a época desportiva 2015/16 está prevista uma despesa de 11.950.00€. Para colmatar estas despesas, estão previstas as seguintes receitas em percentual: Bar 65%; Donativos 22,2%, projeto PAMA/CMA, 7,8% e patrocinador 5%. Com base nas despesas de 2014 este orçamento pode ter uma margem de erro de 6% abaixo do previsto.
Devido ao forte empenho das equipas técnicas, treinadores e coordenadores dostorneios de pesca, o nosso projecto cultura e desportivo mantem-se forte nos anos 2016 e 2017. Por falta de espaço para treinos e também de jogadores, o escalão de Benjamins termina e para a época 2016/17 mas ficamos só com quatro escalões em atividade:infantis, iniciados , juvenis, juniores. Torneios depescacontinuam no ano seguinte e o Futsal, devido a debandadas dos nossos treinados para outros clube emigração por motivos financeiros, na época 2017/18, apenas participamos com dois escalões nos campeonatos da AFF::Iniciados , juvenis.
No inicio da época 2018/19, havia jogadores para formar dois escalões e seriam dois projectos aliciantes. Tudo mudou, actualmente o amor a camisola já não existe. Treinadores que foram jogadores neste clube e que tiveram toda a sua formação neste clube, resolveram ir para outros clubes. Por apenas uns euros e algumas melhores condições, os treinadores principais, resolveram fazer mais uma debandada e rumar para outros projectos. Apenas restou o Director desportivo que também rumou para outro clube mas continua a exercer o cardo de Diretor desportivo e na direcção do clube.Em 2019 não formamos nenhuma equipa de Futsalporque até ao ultimo dia de agosto e 15 setembro, não nos foi apresentado nenhum projecto com uma ou duas equipas de Futsal que tivesse um futuro garantido.
O Falagueira A C é um clube desportivo, tem que se manter ON. O Futsal não será eternamente a nossa bandeira. Sem patrocinadores, esta direcção resolveu dar volta sobre si próprio e começar também a olhar com bons olhos para outro tipo de modalidades desportivas. Para nos Mantermo-nos ON, resolvemos aprovar um novo projecto para o clube, era financeiro viável e bem apresentado pelo Sr. Pavlo Lehonkov /Treinador de Boxe e kickboxing..Em janeiro do ano de 2020, equipamos a CAVEda sede do clube, com quase tudo que era necessário e essencial para o início da nossa nova actividade desportiva: da parte doMister Pavlov, apenas treina kickboxing e Boxe e todos os elementos da sua equipa que participam em torneios distritais, regionais, nacionais e internacionais tem o emblema da FAC nos fatos de treino e camisolas. A meio do ano de 2020, estava planeado vir mais um treinador de Boxe mas, com oCOVID 19nada se podia fazer.
Graças as boas gestões das direções anteriores, o ano de 2019 terminou com um saldo positivo.
Snooker novoadquirido em novembro de 2019 e pago na totalidade em abril de 2020.
2020, seria o ano em que o nosso clube iria fazer algumas alterações internas e também na gestão desportiva. A impossibilidade de fazer atividades, alterou todo o nosso projeto e fomosobrigados a fechar a sede do clube no dia 15 de março de 2020por motivos do COVID19. Fechamos e na altura ainda não estava bem definida data de reabertura.
A nossa atual guerra contara o COVID-19 teve primeiro caso de morte no dia 2 de março de 2020 e só até ao dia 15 de janeiro de 2021, já morreram no nosso pequeno país 8861 pessoas. Na nossa historia recente, a apenas 60 anos entre 1961 e1974, o nosso pais passou porGuerras Coloniais. Para termos uma ideia do que estamos atualmente a viver, durante estes 13 anos de guerras, entre militares e civis, morreram 8831 pessoas. Também na altura, era frequente haver enganos nas identidades dos miliares falecidos. CAMÔES escreveu... "Por mares nunca dantes navegados, em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana...".
Se a Pandemia se mantiver durante o primeiro trimestre de 2021, a situação financeira do clube vai certamente continuar a agravar-se e levar-nos para uma “visão dura e crua” da realidade financeira do clube e demonstrar que não podemos manter o clube aberto.
No dia 17 de janeiro de 2021, ainda sem atividades desportiva, reabrimos a sede do clube em regime detakeaway e só venda ao postigoé uma das novas medidas implementadas pela DGS.
Em maio de 2021, ainda sem podermos realizar atividades culturais e desportivas, reabrimos a sede do clube mas com limite de permanência na mesma e só podiam estar sentadas 24 pessoas. Com todas estas proibições e restrições o clube foi sobrevivendo. No dia10 de Junho realizamos o dia do sócio. Reservas das mesas esgotou em poucos dias e ficaram muitos sócios sem poderem participar no primeiro evento de 2021.
Apos a passagem por uma pandemia que deixou muitas marcas, o clube passou em 2022 por uma faze em que a sua existência este quase em causa. A situação financeira estava muito debilitada por motivos de falta de compromisso do gestor do bar. Este e os seus colaboradores não estavam preparados para enfrentar o nosso desafio. As excelentes condições dadas pela a atual direção não chegavam. A situação estava invertida. O clube estava a sustentar a gestão do bar e os respetivos colaboradores. Durante aAssembleia Geral do dia 18 fevereiro/22, ficou decidido fechar o Clube e o respetivo bar no dia 19 de fevereiro; .... reabrir com nova gerência ate ao dia 31 de março de 2022.
Durante este pruído de encerramento o desporto não parou. AEQUIPA PAVLO LEHONKOV | FAC, manteve os treinos e competições de box e Kickboxing eganhou vários prémiosa nível nacional e internacional.
Mesmo com fracos recursos financeiro, o clube investiu em decoração e em novos equipamentos para uma possível nova gestão de bar. No dia 21 de março, 10 dias antes do previsto, reabre novamente a sede do clube, mostrar que sobrevivemos e provar a muitos sócios que vale a pena lutar para por algo que queremos…”” Não fechar””.
Anova gestão do bar, composta por um casal jovem que demonstrava ter já grandes conhecimentos do ramo, foi a eleita/escolhida. Foram realizados vários eventos musicais para divulgar o Clube.
No dia 8 de outubro 22, oSócio António Santos Faleceu. Foi Presidente do Clube, apoiava e participava nos eventos de desporto e foi um dos ajudou e colaborou nos direitos do clube quando este mais precisava. A nova sede foi sempre uma das suas bandeiras ate esta estar pronta.
Em 30 de novembro de 2022 o clube esta financeiramente equilibrado e já pode respirar durante uns tempos. O ano de 2022 acabou com um saldo positivo.
no dia 25 de setembro 2023 Faleceu o Vitor Botelho, mais conhecido por Chalana. Pertenceu a Direção do clube durante dois mandatos e fazia parte do grupo de treinadores. É com muita tristeza que o este clube vê partir uma pessoa muito dedicada a tudo.
Entramos em 2024 e até ao fim do primeiro quadrimestre não se realizaram qualquer tipo de atividades culturais porque os bens de primeira necessidade continuaram tornaram-se cada vez mais caros.A nova Direção e respetivos corpos gerentes para os próximos dois anos só ficou pronta a dois dias da AG. Os resultados dos Relatórios do CF e da Direção apresentados na Assembleia Geral do dia 20 de abril, foram negativo. Por este motivo, as eleições e respetiva tomada de posse estão programadas para os dias 25 e 26 maio de 2024.